Foto: Daniel Smorigo
Após uma série de desclassificações devido a inobservância do regulamento pelas escolas de surfe de São Vicente e do Guarujá, as equipes Ubatubense e Ubatubera, da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba, foram declaradas campeã e vice da primeira etapa do Circuito Nicoboco Paulista de Escolas de Surf, realizada nos dias 6 e 7, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém.
Em nota oficial publicada no site da Federação Paulista de Surf, a organização do torneio alega que não houve má fé, e sim desconhecimento do regulamento. “Nos casos ocorridos, é claro e óbvio que não existiu a intenção deliberada de transgressão por parte das escolas envolvidas, e sim o desconhecimento detalhado do regulamento”, diz a nota.
A escolinha de São Vicente escalou o atleta Antônio Barros, e a Associação das Escolinhas do Guarujá competiu com Humberto Alves e Vivian Messina. Os três figuram no ranking do Rip Curl Grom Search 2006, cuja primeira etapa foi disputada na Praia do Tombo em março deste ano. Humberto aparece na 19ª posição, enquanto Antônio está em 29º na categoria iniciantes. A atleta Vivian aparece na 19ª posição do ranking feminino. A punição para as escolinhas foi a perda de pontos, exclusão da etapa e devolução do troféu para a FPS.
“Infelizmente, não pudemos fazer nada. A regra é clara, e não haverá tolerância em relação a isso”, enfatizou o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério.
“Em momento algum discordamos das notas dadas aos atletas, pois eles eram muito bons, porém as equipes que terminaram à nossa frente tinham atletas que disputaram eventos que causariam eliminação. Fomos lutar por nossos direitos e conseguimos com isso manter nossa invencibilidade no circuito”, diz Alberto Jacob, um dos técnicos da Escolinha de Ubatuba.
No primeiro dia da competição, após a reunião entre os professores e comissão técnica, três equipes de Ubatuba também foram desclassificadas pelo mesmo motivo: Escolinha de Surf do Zecão, Escola Suelen Naraísa e Escola Ubatuba.
Ranking
Com a decisão da organização, a equipe Ubatubense assume a liderança do ranking com 810 pontos, a Ubatubera aparece em segundo, com 729 e a Ubatubana em quinto, com 531 pontos.
A segunda etapa será na praia de Itamambuca, Ubatuba. Inicialmente marcada para os dias 30 de setembro e 1° de outubro, terá a data alterada, em função das eleições presidenciais.
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)
Clique aqui e veja a Agenda On-Line do ConheçaUbatuba
Foto: Daniel Smorigo