Prefeitos realizam juramento à bandeira
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve no gabinete do prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, nesta terça-feira, 16, para tomar posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Ubatuba. Além de Eduardo Cesar, estavam presentes outros nove prefeitos da região, que também foram empossados como presidentes das Juntas Militares de seus municípios.
Entre as atribuições do prefeito como presidente da Junta de Serviço Militar estão o fornecimento de pessoal, material e condições estruturais para colocar em andamento os trabalhos realizados pelo Exército, através da Junta Militar, em Ubatuba.
“É sempre uma honra jurar a bandeira e reafirmar este compromisso junto às forças armadas, que tanto nos orgulham em todo o país. Desta forma, acredito que também estamos incentivando os nossos jovens a se alistarem e ter comprometimento com o serviço militar”, disse o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Os prefeitos foram empossados pelo chefe da 4ª Circunscrição de Serviço Militar, o Coronel de Engenharia Eduardo Santos Barroso. Também estiveram presentes à solenidade o comandante do Comando de Aviação do Exército, General-de-Brigada Roberto Sebastião Peternelli Junior e o delegado da 8ª Delegacia de Serviço Militar de Taubaté, Tenente Paulo Sérgio Gil.
Elementos importantes
“É com imensa satisfação que realizamos esta cerimônia de posse hoje em Taubaté, em especial porque tenho uma ligação pessoal com esta região abençoada por Deus”, falou o Coronel de Engenharia Eduardo Santos Barroso, durante seu discurso.
O General-de-Brigada Roberto Sebastião Peternelli Junior exaltou a função dos prefeitos como presidentes das Juntas de Serviço Militar. “Os prefeitos são elementos importantes da vida pública brasileira, pois são eles quem executam as coisas do dia-a-dia dos municípios, assim como o Exército, em prol do Brasil”.
Já o prefeito de Taubaté, Roberto Pereira Peixoto, lembrou da época em que serviu no Exército e do orgulho de receber os prefeitos em seu município, neste tão importante momento. “Cumprimento todos os prefeitos aqui presentes e desejo muito sucesso, colocando-nos a disposição para que nossas Juntas Militares estejam cada vez melhores”, disse o prefeito de Taubaté.
Junta de Serviço Militar
As Juntas Militares são órgãos executivos do Serviço Militar nos municípios, presididas pelos prefeitos municipais, cuja atribuição é fazer o primeiro contato com os jovens que completam 18 anos, vinculando-os às Forças Armadas, por meio do alistamento.
Durante o período entre o alistamento e a desobrigação, a Junta é considerada via expressa para fornecimento de certificados (alistamento, dispensa de incorporação, isenção e carta patente). Também é atribuição do órgão encaminhar solicitações de transferências de residência, adiamentos de incorporações e retificação de dados. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)