Mercado de peixe - foto Adriane Ciluzzo
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), está assumindo a administração do Mercado de Peixes, situado na Ilha dos Pescadores. Antes, somente pessoas vinculadas à Associação dos Pescadores de Ubatuba (APU) podiam comercializar seus pescados no Mercado e com a nova medida, todos os pescadores de Ubatuba poderão fazê-lo. Os interessados devem se inscrever na sede da Smapa, até o dia 15 de agosto.
Para se cadastrar, o pescador deve possuir até duas embarcações motorizadas de no máximo 12 metros ou canoas. É preciso comprovar residência em Ubatuba e estar disposto a participar das capacitações que serão oferecidas pela prefeitura. Os documentos necessários são as cópias de: carteira de pescador (Seap/PR), da licença de pesca, RG, CPF, título de eleitor do município, carteira de saúde ou atestado de saúde ocupacional, além de uma foto 3X4. É preciso ter em mãos os documentos originais para conferência.
Democratização
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que esta é uma forma que a prefeitura encontrou de democratizar o uso do Mercado de Peixes e deixá-lo acessível a todos os produtores que sobrevivem da pesca. “Desta forma estamos regularizando a ocupação do mercado e contemplando o pequeno pescador ubatubense. As portas do Mercado foram abertas. Agora, só não vende no mercado o pescador que não quiser ou que não tiver as características de pequeno pescador.”
Valéria explica ainda que esta medida beneficiará o mercado e os pescadores em diversos outros aspectos. “Estamos batalhando pela reforma do mercado. Também estamos pensando na capacitação dos pescadores e uniformização dos funcionários, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Tudo isso tem o objetivo de recuperar a credibilidade do Mercado diante do consumidor para promover o escoamento da produção de Ubatuba. Desta forma, o Mercado de Peixes voltará a ser referência na venda de pescados no município”. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Mercado de peixe - foto Adriane Ciluzzo