Rua Parque Guarani
A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a distribuidora de energia elétrica Elektro, está iniciando os trabalhos para a implantação do Projeto Energia Comunitária - Por uma Comunidade Melhor no município. O Projeto visa garantir o fornecimento e a redução do consumo de energia elétrica para as comunidades de baixa renda. O programa, que já está em andamento nos municípios de Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Limeira, prevê a reforma da parte elétrica, interna e externa, proporcionando melhorias e refletindo diretamente em economia para o consumidor.
Em Ubatuba, sete bairros serão beneficiados pelo projeto, num total de 1,2 mil residências. As ações começarão no Parque Guarani (Silop), onde 250 famílias serão atendidas. As outras comunidades contempladas são: Pedreira, Vila Santana, Vale do Sol, Cachoeira dos Macacos, Sesmaria e Pé da Serra.
“Estamos muito satisfeitos por este projeto começar pelo Parque Guarani, que está em pleno processo de regularização urbanística e fundiária. Já conseguimos a desafetação da área, a autorização para concessão de direito real de uso para os moradores, e agora estamos caminhando para solução do problema da energia elétrica. As metas traçadas pelo prefeito Eduardo Cesar estão sendo definitivamente atingidas”, afirma o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a parceria com a Elektro vai render ótimos resultados: »este projeto vai levar a estes bairros melhorias muito significativas. Melhorando e regularizando a rede elétrica, as pessoas passarão a ter muito mais segurança e sentirão o efeito no bolso, com a redução nos gastos».
Segurança e uso adequado da energia elétrica
O projeto Energia Comunitária como objetivo de estimular o desenvolvimento de comunidades baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade. As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica.
Para realização do projeto Energia Comunitária em Ubatuba, a Elektro conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal e de instituições locais. Em todas as cidades envolvidas no projeto, a Elektro vai investir cerca de R$ 10 milhões até o fim do ano, beneficiando 12 mil famílias. Grande parte desses recursos é vinculada ao programa de Eficientização Energética promovido pela concessionária por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Apresentação e lançamento
Neste sábado, dia 1 de setembro, haverá a apresentação e lançamento do Projeto Energia Comunitária, em Ubatuba. O evento acontece na Escola Padre José Anchieta, no Centro, das 10h às 13h. O projeto, em si, começa a ser desenvolvido na segunda-feira, dia 3, com início da troca de fiação, troca de lâmpadas, extensão de redes e padrões, no Parque Guarani. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)