Foto: ASP
Quatro surfistas ubatubenses estiveram em Huntington Beach, na Califórnia, no final de julho para o Honda US Open, tradicional etapa nível seis estrelas do WQS (divisão de acesso à elite do surfe mundial). Hizunomê Bettero, Odirlei Coutinho, Renato Galvão e Suelen Naraisa participaram do evento, que distribuiu US$ 125 mil.
O atleta Hizunomê Bettero participou da categoria Pro Junior e conseguiu um bom começo, passando o round dos 128 atrás apenas do havaiano Kai Barger, que somou 12.33. Hizunomê avançou na segunda colocação com 8.50, deixando para trás os americanos Matt Pagan e Duran Barr, com 5.70 e 5.03 respectivamente. Já no round dos 96, Hizunomê acabou sendo eliminado atrás do também brasileiro Miguel Pupo. O campeão do confronto foi o americano Chris Waring, seguido pelo australiano Michael Spencer, Miguel Pupo e Hizunome Bettero, que terminou em quarto.
Já na categoria masculino profissional, tanto Odirlei Coutinho quanto Renato Galvão venceram seus primeiros confrontos avançando assim para o round dos 96. A 24ª bateria contou com a presença de Odirlei, que enfrentou o australiano Luke Munro, o taitiano Brian Toth e o italiano Federico Pilurzu. O ubatubense ficou bem próximo da classificação, mas as séries demoradas e de formação irregular não permitiram que Odirlei pudesse reverter o resultado a seu favor. Odirlei ficou na terceira colocação com o italiano vencendo a bateria e o australiano Luke Munro em segundo.
Renato Galvão foi pra água com dois atletas WCT, um o ex-campeão mundial, C.J. Hobgood, e a nova revelação do surfe americano, Tim Reyes, além do australiano Nic Muscroft. Renato precisava de uma nota 8 para se classificar, porém, não conseguiu a onda e deixou a competição.
O grande campeão da etapa foi o americano Rob Machado, que garantiu o título ao vencer o australiano Roy Powers. No feminino, Suelen Naraisa não conseguiu chegar no round principal e a campeã na categoria foi a peruana Sofia Mulanovich.
O Honda US Open foi mais uma etapa do WQS Tour 2006, que de 23 a 29 de outubro terá uma etapa nível seis estrelas em Ubatuba, na Praia de Itamambuca.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Foto: ASP