Devido ao seu grande sucesso, o Mercado do Produtor Rural, previsto para terminar na última quarta-feira, 2, continuará acontecendo por mais três meses. A novidade é que o dia do evento deixará de ser na quarta-feira. A partir desta semana, o Mercado passará a acontecer às quintas-feiras, na Praça Bip, a partir das 8h. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), organizadora do evento, realizou uma pesquisa com os consumidores e concluiu que eles preferem esse dia, por estar mais próximo do fim-de-semana.
Outra novidade interessante será a venda também no varejo, para consumidores que desejam comprar produtos em pequena quantidade. Além disso, a variedade de produtos oferecidos aumentou consideravelmente. Quando começou, há quatro semanas, os produtores tinham 16 itens a oferecer. Agora o número de itens ultrapassa 50.
O evento é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal em Ubatuba.
Segundo a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zuccherato, os agricultores estão felizes com os resultados do Mercado. “Eles estão percebendo as vantagens de se trabalhar em união. Talvez esse trabalho resulte em uma cooperativa que irá trazer bons frutos para os agricultores ubatubenses.”
O objetivo desse mercado é aproximar o produtor do consumidor, tornando o preço mais justo para ambas as partes. A proposta principal da Smapa, para justificar a consolidação desse projeto é o conceito do “mercado solidário”. O Mercado seria uma forma de trazer o produtor para a cidade e estimular o seu envolvimento com as atividades comerciais. “Nós estamos viabilizando uma forma para que o comerciante de Ubatuba possa criar elos com os produtores. Assim, eles poderão escoar a produção e investir em novas possibilidades, como os alimentos orgânicos e aumentar a variedade de hortaliças”, afirma o engenheiro agrônomo da Smapa Christian Bacci.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)