A praia de Itamambuca vai sediar entre os dias 23 e 29 de outubro, a última das quatro etapas do WQS 2006 (divisão de acesso à elite do surfe profissional) realizadas em ondas brasileiras. Ubatuba terá a honra de receber uma das duas únicas competições de nível máximo (seis estrelas) disputadas na América do Sul pelo WQS deste ano, o Onbongo Pro Surfing, que vai distribuir 2.500 pontos, US$ 125 mil, além de decidir o campeão sul-americano da temporada.
A prova, que até o ano passado era realizada em Florianópolis, acontece em Ubatuba também nos próximos dois anos e deve reunir grandes nomes do surfe mundial em uma praia que já foi palco de inesquecíveis eventos internacionais, como o Sundek, no final da década de 80.
Desde então, Ubatuba continuou recebendo importantes eventos de surfe, inclusive uma das etapas do SuperSurf, a única que nunca saiu do calendário da divisão principal do circuito brasileiro profissional, mas com a vinda do Onbongo Pro Surfing, Ubatuba volta a brilhar como sede de circuitos internacionais.
Infra-estrutura
Em janeiro deste ano, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em São Paulo reunido com o Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), Lars Grael e Tino Aronne, diretor de negócios da Onbongo. Na ocasião foi anunciado um repasse de R$ 200 mil pelo Governo do Estado para cuidar da infra-estrutura do evento.
No ano anterior, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencurt Júnior, esteve em Florianópolis, acompanhando a última edição do Onbongo Pro Surfing no Brasil. “Acompanhamos de perto para podermos abrilhantar ainda mais o evento. Temos ondas perfeitas e pretendemos oferecer a melhor infra-estrutura aos atletas, público e imprensa especializada que virá a Ubatuba”, disse Bittencurt.
América do Sul
A “Association of Surfing Professionals South América” está promovendo em 2006 uma nova disputa para os surfistas do continente que competem nas provas do WQS realizadas na América do Sul. Os resultados estão sendo registrados num ranking especial que irá definir o campeão sul-americano de surfe profissional da ASP, após os resultados em Itamambuca. O atleta ubatubense Hizunomê Bettero está atualmente em sétimo lugar no ranking sul-americano do WQS, após três das quatro etapas realizadas no continente.
Vantagens para Ubatuba
Um evento com a grandiosidade de uma etapa do circuito mundial de surfe traz para a cidade que o sedia diversas vantagens. O comércio comemora, os meios de hospedagem ficam lotados, a mídia volta sua atenção para o que acontece ali, além da visita de milhares de amantes do esporte que enfeitam a praia nos dias em que o campeonato movimenta a cidade. Para o prefeito Eduardo Cesar, é uma grande honra Ubatuba voltar a receber eventos deste porte. “Para nós é maravilhoso. Nada mais justo que a ‘capital do surfe’ receber um evento importante como este, que vai fazer de Ubatuba o centro das atenções no mundo do esporte, movimentar o comércio e trazer turistas para conhecer nossa cidade”, comemora o prefeito.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Na foto, Odirlei Coutinho, que também representa Ubatuba no circuito mundial