O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência realizou nesta terça-feira, 1 de agosto, a “ 1ª Conferencia Municipal de Acessibilidade Urbana”. O evento, realizado no salão da Associação Comercial de Ubatuba, reuniu entidades da sociedade civil, secretários municipais, vereadores e professores de classes especiais.
Entre os palestrantes estava a deputada estadual Célia Leão, autora de diversas leis que garantem direitos para os portadores de deficiências, Viviane Buchianeri, diretora do Parque Estadual da Ilha Anchieta, que explanou sobre acessibilidade para o turista e o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, que falou sobre mobilidade urbana.
A Assessora de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Ubatuba, Silvana Niel, representou o prefeito Eduardo Cesar e lembrou que a participação da comunidade na questão dos deficientes é de suma importância. “Nossa administração faz questão de estar presente em um momento tão importante, quando serão tomadas decisões em conjunto para garantir a acessibilidade em nosso município”, disse Silvana. “Sei que muitas mudanças precisam ser feitas, inclusive na Prefeitura, e estamos começando esse trabalho. Já demos passos importantes, como a criação do Conselho Municipal e aos poucos vamos adaptando as instalações da Prefeitura, onde temos rampa de acesso na secretaria de Administração e no Procon”, completou.
A deputada Célia Leão abordou a legislação específica para os portadores de deficiência e lembrou que o principal direito é o de ir e vir. “Não queremos pessoas comprometidas com os deficientes, mas sim pessoas comprometidas com a vida”, disse Célia. Para Yara Camargos, presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba, “com essa conferência, Ubatuba mostra que realmente está disposta a ser uma cidade onde a acessibilidade é levada a sério. Espero que as decisões tomadas nesta conferência sejam levadas adiante”, concluiu Yara.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)