O Mercado do Produtor Rural de Ubatuba, que tem acontecido na Praça Bip, nas manhãs de quarta-feira, continua nesta próxima semana. A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou uma pesquisa com os consumidores que mostrou a satisfação em ter essa opção para o empresário ubatubense possa fazer suas compras de hortaliças no próprio município, por um bom preço. O evento, que teve início há um mês, é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal, com vendas no atacado e no varejo.
O objetivo desse mercado é aproximar o produtor do consumidor, tornando o preço mais justo para ambas as partes. A proposta principal da Smapa, para justificar a consolidação desse projeto é o conceito do “mercado solidário”. Segundo a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zuccherato, o Mercado é uma forma de trazer o produtor para a cidade e estimular o seu envolvimento com as atividades comerciais. “Nós estamos viabilizando uma forma para que o comerciante de Ubatuba possa criar elos com os produtores. Assim, eles poderão escoar a produção e investir em novas possibilidades, como os alimentos orgânicos e aumentar a variedade de hortaliças”.
O público-alvo do Mercado do Produtor Rural de Ubatuba são comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas. A princípio, nessas quartas-feiras, serão comerciadas hortaliças, como: berinjela, pepino, abóbora, abobrinha, alface, escarola, rúcula, pimentão, cambuci, pimenta, cheiro verde, gengibre, mandioca e outros. A ênfase maior é para a venda no atacado, mas os produtores estão vendendo os produtos em menores quantidades também, misturando até quatro variedades de hortaliças em uma só caixa.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)