A Sala Verde, uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação e o Ministério do Meio Ambiente, vem realizando diversos trabalhos junto à comunidade, desde a sua inauguração, em outubro do ano passado. Nesse período a Sala Verde promoveu, entre outras atividades, uma importante iniciativa: os cursos de Educação Ambiental, que já alcançaram aproximadamente 160 pessoas.
Foram passadas noções para transformação das concepções dos cidadãos frente à valorização do nosso município e conseqüentemente, a postura e a atuação de cada um rumo à valorização dos recursos naturais aqui existentes, sua preservação e recuperação, associadas às melhorias sociais.
O curso tem cinco módulos: há um módulo inicial, que é aplicado pela própria equipe da Sala Verde onde, através da associação de fotos do município e dos conhecimentos científicos, vão sendo provocados os questionamentos e as reflexões dos participantes. Os módulos seguintes são feitos pelas entidades parceiras que são Polícia Ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e Horto Florestal.
Anteriormente os cursos vinham sendo ministrados uma vez por semana, durante cinco semanas, mas a partir do próximo grupo as atividades acontecerão de segunda a sexta-feira, finalizando os cinco módulos em uma só semana. De acordo com a educadora ambiental e uma das coordenadoras da Sala Verde, Vânia Carrozzo, o próximo curso de Educação Ambiental acontece na semana de 7 a 11 de agosto, no bairro do Corcovado.
Importante para todos
De acordo com Vânia, os participantes do curso já notaram a importância do mesmo e de que toda a população seja educada quanto à consciência ambiental. “Eles dizem que seria bom se todos os cidadãos ubatubenses fizessem este curso, independente de profissão e classe social”, conta a educadora. “Nosso próximo passo é levar o curso aos locais onde os grupos podem ser constituídos, agindo de forma itinerante por todo o município” finaliza Vânia.
O que é a Sala Verde?
A Sala Verde foi criada devido ao atendimento de exigências previstas em Leis Federais, Constituição, Lei Orgânica Municipal e convenções intergovernamentais internacionais, para que a Educação Ambiental seja levada permanentemente, ao maior número de pessoas. O principal objetivo da Sala Verde é ensinar a todos os cidadãos como minimizar os impactos ambientais que as necessidades humanas provocam, integrar as necessidades econômicas da população com o contexto ambiental do município e o que este representa no contexto mundial no que concerne à preservação ambiental e, conseqüentemente, ao Turismo. Mais informações sobre a Sala Verde podem ser obtidas na Secretaria de Educação, pelo telefone 3833-3010.
(Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)