Oitenta alunos da rede municipal de ensino de Ubatuba participarão de mais uma edição do “Caravanas do Conhecimento” fase “Redescobrindo o Interior”, programa realizado pelo Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) e Governo do Estado de São Paulo. Duas turmas de alunos das escolas Virginia Melle da Silva Lefévre (Maranduba), Agostinho Alves da Silva (Lagoinha) e José Belarmino (Poruba), com idades entre 10 e 12 anos, embarcarão no dia 17. Uma parte segue com destino a Ibitinga, outra rumo a Itápolis. As cidades ficam a cerca de 550 Km de Ubatuba.
As crianças ficarão alojadas em escolas adaptadas e participarão de uma série de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações e museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.
As cidades
Em Ibitinga, a capital do bordado, as crianças de Ubatuba conhecerão as técnicas utilizadas em um salão de bordados e visitarão a “33ª Feira do Bordados de Ibitinga”. Como a cidade está localizada às margens do Rio Tietê haverá também uma visita a Usina da CESP. Outros passeios programados são o Museu da Fazenda Voltinha (distrito de Cambaratiba), visita à nascente de um rio e festa Junina.
O município de Itápolis é considerado o maior produtor mundial de laranjas. As crianças ficarão alojadas no Centro de Educação Complementar da Fundecitrus e visitarão a “Escola Agrícola Dr Ulysses Guimarães”, onde poderão observar uma ordenha de vacas e conhecer uma plantação de laranjas e uma granja. As crianças também conhecerão uma fonte de água mineral e visitarão o parque ecológico, além de realizarem um passeio por toda a cidade, com direito a assistir a uma peça no Teatro Municipal.
Na foto, a turma de Ubatuba que participou do mesmo projeto em 2005.
(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)