A Associação dos Artesãos de Ubatuba está realizando uma grande exposição no Casarão da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), em comemoração ao seu aniversário de um ano. São mais de 60 artesãos ubatubenses, reunindo uma grande quantidade de peças com preços que variam de R$1 a R$ 150 reais. Ao adentrar a exposição, o visitante inicia uma incrível viagem pelas técnicas, materiais e cores utilizadas nas peças. Cada objeto demonstra a ilimitada criatividade, a habilidade das mãos humanas, a inspiração soprada pela brisa ubatubense.
Durante a exposição, que ficará na Fundart até o próximo dia 31, todos os dias, das 9 às 22 horas, os visitantes poderão apreciar e adquirir móveis, “bio-jóias” feitas com sementes, objetos feitos a partir de materiais recicláveis, entalhes em madeira, bambu, artigos de cama, mesa e banho, peças de crochê e tricô, biscuit, cerâmica, artesanato indígena e muito mais. Difícil mesmo é saber por onde começar a olhar e impossível é querer comprar uma peça só.
Novos rumos
Além da exposição na Fundart, a Associação dos Artesãos de Ubatuba está mostrando seus trabalhos em outros espaços e cidades. Na terça-feira, 4, um caminhão com mais de mil peças partiu de Ubatuba, rumo à exposição “Revelando o Vale do Paraíba”, que acontece em São José dos Campos até o próximo domingo. Além disso, durante todos os fins-de-semana, é possível encontrar os objetos e seus criadores também na Câmara Municipal de Ubatuba. Uma exposição sem venda acontece também no Shopping Itaguá. A presidente da Associação, Lucila Maria Fava, afirma que essas exposições com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal estão servindo de “alavanca” para o crescimento do artesanato local. “Aos poucos, as pessoas estão conhecendo o nosso trabalho e reconhecendo o talento dos nossos artesãos. Isso é muito gratificante, estamos sendo convidados para participar de eventos e exposições fora de Ubatuba também”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)