A formatura da turma do primeiro semestre de 2006 do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Estado de São Paulo) reuniu cerca de mil alunos das escolas das redes municipal e particular de Ubatuba. A cerimônia, realizada no Salão da Igreja São Francisco, nos últimos dias 5 e 6, contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Eduardo Cesar, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Cap. Ivo de Oliveira Lopes e a secretária de Educação, Patrícia Pereira.
Durante as solenidades, os alunos puderam acompanhar vídeos mostrando o trabalho da Polícia Militar, além de apresentaram redações premiadas sobre o combate às drogas, números musicais e coreografias, todas muito aplaudidas pelo público, que lotou o salão.
Os soldados PM Renato Vella e Beatriz de Oliveira, responsáveis pelas aulas em Ubatuba, conduziram o evento, sempre interagindo com as crianças do auditório. A secretária de Educação, Patrícia Pereira, lembrou que o trabalho de combate às drogas deve continuar com o auxílio dos pais.“A parceria com a Polícia Militar, nos possibilita mostrar para as crianças como elas devem agir para ficar longe das drogas, mas é importante lembrar também que esse trabalho não acaba na formatura; continua em casa, com os pais. Por isso a participação deles á fundamental à partir de agora”, disse a secretária.
“É bom ver que essas crianças já têm a noção do mal que a droga pode causar. Por isso temos buscado atuar em conjunto, oferecendo educação e esporte, para mantê-las longe das drogas. Estamos construindo novas salas de aula, quadras poliesportivas, enfim, novos espaços para nossas crianças”, disse o prefeito Eduardo Cesar que acompanhou a solenidade de formatura na quinta-feira, 6.
O Capitão PM Ivo, presente na cerimônia de quarta-feira, 5, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Ubatuba nesses 9 anos em que o Proerd acontece no município.Desde 1998 cerca de 14 mil crianças já foram atendidas pelo programa no município. As crianças tiveram 16 aulas com noções de cidadania, prevenção do uso de drogas entre escolares e auxílio ao desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência; os pais tiveram palestras com temas sobre comunicação com os filhos, noções básicas sobre uso de drogas até resolução de conflitos e a violência.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)