A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), promoverá o I Mercado Verde de Ubatuba, durante as próximas quartas-feiras, dias 12, 19 e 26 de julho e 2 de agosto. Trata-se de uma feira que reunirá produtores agrícolas ubatubenses, oferecendo suas hortaliças de forma atacadista diretamente ao consumidor.
O público alvo do I Mercado Verde de Ubatuba são comerciantes e empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes, sacolões e quitandas. A vantagem desse evento e seu principal objetivo é proporcionar preços mais justos, uma vez que o produto é passado diretamente da mão dos produtores para os consumidores. Para a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zucheratto, a promoção de um comércio atacadista de hortaliças cultivadas no município é uma ação inovadora que visa diminuir o grande número de intermediários entre a produção e o consumidor. “Além da sensível melhora nos preços finais dos produtos para ambos, a redução de atravessadores favorece o comércio de produtos mais frescos e com valores nutricionais preservados”.
A princípio, nessas quartas-feiras, serão comerciadas legumes e hortaliças, como: berinjela, pepino, abóbora, abobrinha, alface, escarola, rúcula, pimentão, cambuci, pimenta, cheiro verde, gengibre e mandioca. A idéia é buscar a implantação de um Mercado Municipal em Ubatuba. O prefeito Eduardo Cesar diz que essa é uma reivindicação antiga da comunidade e dos produtores. “Nós estamos lutando para que a implantação do Mercado Municipal aconteça. O Mercado Verde é o primeiro passo para produtores e consumidores começarem a se conhecer melhor e criarem elos comerciais”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)