A Prefeitura de Ubatuba participou na última quarta-feira, 28, de uma palestra ministrada pelo multiplicador do Programa de Gestão Energética Municipal, Valter Ebram, sobre os meios que podem ser utilizados para o combate ao desperdício de energia elétrica em prédios públicos. Ebram explica que os prédios públicos são, na maior parte das vezes, os maiores consumidores de energia nos municípios.
Segundo o consultor institucional Ercílio Birello, as palestras direcionadas ao poder público ensinam como utilizar todos os benefícios da energia elétrica, sem perder o conforto e eliminando os desperdícios. A troca de lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas e a individualização dos circuitos são exemplos que fazem com que os gastos com energia sejam significantemente reduzidos. Mas, de acordo com Birello, a principal arma contra o desperdício é a postura de cada um. Apenas com a mudança nos hábitos, é possível reduzir até 20% nas contas de luz. “É importante que todos contribuam para a melhora na condição financeira do município. Com a economia pode-se aplicar o que antes era desperdiçado em outros setores”, explica Birello.
Para o vice-prefeito, Domingos dos Santos, “a economia de energia é muito importante, ainda mais nesta fase de tanta preocupação com os recursos naturais. A Prefeitura tem muito interesse no combate ao desperdício para que haja mais recursos orçamentários para outras áreas”. Para o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, a palestra serve também para estreitar o relacionamento entre a Prefeitura e a Elektro, para solução de outros problemas do município em relação à energia elétrica.
Gestão Energética Municipal
A Elektro realiza, todos os anos, o Programa Gestão Energética Municipal, com o objetivo de otimizar o uso de energia elétrica em parceria com as prefeituras de sua área de concessão. Em palestras voltadas para administradores e secretários municipais, a Elektro aborda como as prefeituras podem identificar e quantificar os potenciais de conservação, a necessidade de substituir tecnologias ultrapassadas e a utilização de fontes energéticas mais eficientes. O “Gestão Energética Municipal” também oferece instruções e dicas aos dirigentes no combate ao desperdício e uma nova visão à administração pública municipal no que se refere ao gerenciamento de energia elétrica. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)