O “Fala Cidadão”, um dos canais criados pela Ouvidoria da Prefeitura para levar reclamações, críticas, sugestões, elogios e pedidos dos cidadãos diretamente às secretarias, está completando um ano. Nesse tempo, o programa, que funciona por meio do site da Prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), registrou cerca de 320 ocorrências. Todas as ocorrências recebidas são repassadas para os secretários de cada pasta, que devem dar um retorno ao reclamante, geralmente, dentro de dez dias.
Entre as principais ocorrências, estão: pedidos de manutenção e limpeza de logradouros públicos, limpeza de terrenos, pedidos de informações sobre concursos públicos e empregos, pedidos de informações sobre a proibição de música em quiosques, denúncias sobre construções irregulares e crimes ambientais, informações sobre congelamento, ciclovias e outros.
A Ouvidoria Geral foi criada no final do ano passado, quando o prefeito Eduardo Cesar implementou uma reestruturação administrativa. A ela cabe, não só analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, mas também acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados. Para o prefeito, a Ouvidoria é a voz da comunidade de Ubatuba junto à administração municipal. “Nós estamos buscando todas as formas possíveis de manter um contato direto com a população. A Ouvidoria tem a importante função de intermediar o diálogo entre a prefeitura e a população”.
Além do “Fala Cidadão”, as pessoas podem se expressar e buscar contato com a Prefeitura pessoalmente ou por meio do telefone 3834-1022.
Utilizando corretamente
O “Fala Cidadão” é uma das ferramentas que o munícipe pode utilizar para se comunicar com a Prefeitura. Embora esse sistema seja eficiente para que costuma acessar a Internet, algumas ocorrências não podem ser completadas ou respondidas quando o internauta não preenche corretamente os campos do cadastro. O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra, explica que existem diversos campos no programa que precisam ser respondidos para que a mensagem chegue ao destinatário e possa ser respondida depois.
Dentro do link “Fala Cidadão”, primeiramente é preciso escolher a secretaria responsável pela ocorrência que se deseja registrar. Depois, escolhe-se o tipo de ocorrência, seja crítica, reclamação, sugestão, pedido ou elogio. É fundamental que os dados pessoais sejam preenchidos corretamente, em todos os campos, inclusive e-mail e telefone, que são meios de se obter a resposta. Algumas pessoas estão colocando o e-mail do destinatário, quando deveriam colocar seus próprios e-mails. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
O “Fala Cidadão”, um dos canais criados pela Ouvidoria da Prefeitura para levar reclamações, críticas, sugestões, elogios e pedidos dos cidadãos diretamente às secretarias, está completando um ano. Nesse tempo, o programa, que funciona por meio do site da Prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), registrou cerca de 320 ocorrências. Todas as ocorrências recebidas são repassadas para os secretários de cada pasta, que devem dar um retorno ao reclamante, geralmente, dentro de dez dias.
Entre as principais ocorrências, estão: pedidos de manutenção e limpeza de logradouros públicos, limpeza de terrenos, pedidos de informações sobre concursos públicos e empregos, pedidos de informações sobre a proibição de música em quiosques, denúncias sobre construções irregulares e crimes ambientais, informações sobre congelamento, ciclovias e outros.
A Ouvidoria Geral foi criada no final do ano passado, quando o prefeito Eduardo Cesar implementou uma reestruturação administrativa. A ela cabe, não só analisar as reclamações e sugestões recebidas dos munícipes, registrar e encaminhar aos órgãos competentes para a tomada de providências, mas também acompanhar as ações efetuadas e informar os resultados aos interessados. Para o prefeito, a Ouvidoria é a voz da comunidade de Ubatuba junto à administração municipal. “Nós estamos buscando todas as formas possíveis de manter um contato direto com a população. A Ouvidoria tem a importante função de intermediar o diálogo entre a prefeitura e a população”.
Além do “Fala Cidadão”, as pessoas podem se expressar e buscar contato com a Prefeitura pessoalmente ou por meio do telefone 3834-1022.
Utilizando corretamente
O “Fala Cidadão” é uma das ferramentas que o munícipe pode utilizar para se comunicar com a Prefeitura. Embora esse sistema seja eficiente para que costuma acessar a Internet, algumas ocorrências não podem ser completadas ou respondidas quando o internauta não preenche corretamente os campos do cadastro. O assessor de Tecnologia da Informação, Alessandro Terra, explica que existem diversos campos no programa que precisam ser respondidos para que a mensagem chegue ao destinatário e possa ser respondida depois.
Dentro do link “Fala Cidadão”, primeiramente é preciso escolher a secretaria responsável pela ocorrência que se deseja registrar. Depois, escolhe-se o tipo de ocorrência, seja crítica, reclamação, sugestão, pedido ou elogio. É fundamental que os dados pessoais sejam preenchidos corretamente, em todos os campos, inclusive e-mail e telefone, que são meios de se obter a resposta. Algumas pessoas estão colocando o e-mail do destinatário, quando deveriam colocar seus próprios e-mails. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)