Em comemoração ao aniversário de um ano da Associação dos Artesãos de Ubatuba, começa, no próximo dia 23, uma grande Exposição de Artesanato, com mais de 60 artesãos ubatubenses. A exposição se inicia com um coquetel diferente, à moda caipira, em homenagem às festas juninas e começa às 20 horas. O evento acontecerá no térreo do Casarão da Fundart, reunindo uma grande variedade de peças com preços que variam de R$1 a R$150 reais.
Durante a exposição, que ficará na Fundart até o próximo dia 31, das 9 às 22h, os visitantes poderão apreciar e adquirir móveis, “bio-jóias” feitas com sementes, objetos feitos a partir de materiais recicláveis, entalhes em madeira, bambu, artigos de cama, mesa e banho, peças de crochê e tricô, biscuit, cerâmica, artesanato indígena e muito mais.
Além da Fundart, a Associação dos Artesãos de Ubatuba está expondo seus trabalhos em outros espaços da cidade. Durante todos os fins-de-semana, é possível encontrar os objetos e seus criadores na Câmara Municipal. Uma exposição sem venda acontecerá também no Shopping Itaguá. A presidente da Associação, Lucila Maria Fava, afirma que essas exposições com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal estão servindo de “alavanca” para o crescimento do artesanato local. “Aos poucos, as pessoas estão conhecendo o nosso trabalho e reconhecendo o talento dos nossos artesãos. Isso é muito gratificante, estamos sendo convidados para participar de eventos e exposições fora de Ubatuba também”.
De olho no futuro
Com o crescimento da Associação, os artesãos pensam agora em expandir seus horizontes. Eles realizarão um curso de mestres de oficina, por meio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que, segundo a coordenadora do grupo setorial de Artesanato da Fundart, Helena Ottoni, visa qualificar o artesão para valorizar o seu produto, transformando-o em artigo de exportação e motivo de orgulho para a cidade. “Nossa intenção é ensinar ao artesão o valor histórico da peça que ele produz, suas origens, sua cultura. Além disso, eles serão capacitados para calcular preços, aprimorar embalagens e apresentações, tendo em vista o crescimento da atividade em Ubatuba e a exportação para diversos países”, afirma. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)