O Grupo de Trabalho formado para estabelecer as diretrizes do Plano Diretor Participativo (PDP) de Ubatuba no que diz respeito à questão de saneamento básico esteve pela segunda vez reunido na última quinta-feira, 22. A intenção do grupo é realizar reuniões semanais para traçar metas para que o município melhore seu sistema de saneamento básico, uma das principais reivindicações da população junto ao Núcleo Gestor do PDP nas reuniões comunitárias que estão acontecendo por toda a cidade.
O Grupo de Trabalho de Saneamento deve encaminhar propostas técnicas e de caráter sócio-ambiental relativas às ações que deverão ser implantadas nas diversas regiões do município. Para o grupo, a infra-estrutura sanitária deve ser exigida em todo e qualquer projeto de urbanização, instalações de núcleos ou setores de produção, bem como nas regiões de características e de destinação rural e agrícola.Coleta seletiva, redução de resíduos, educação ambiental, disposição de resíduos, coleta e tratamento de esgoto e aterros sanitários foram alguns dos aspectos discutidos pelos presentes na reunião.
De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho de Saneamento, Maurício Moromizato, o grupo foi formado devido à necessidade e à cobrança de toda a comunidade em relação ao saneamento, tanto na Conferência Municipal de Saúde como nas reuniões comunitárias do Plano Diretor Participativo. “Este é um grupo aberto a sugestões. Devemos definir até outubro as diretrizes básicas a respeito da questão do saneamento em Ubatuba para inseri-las no Plano Diretor. Posteriormente devemos criar um Plano Municipal de Saneamento, específico para cada um dos aspectos a serem melhorados”, explicou Maurício.
Estiveram presentes na reunião, secretários municipais e representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, do COMUS (Conselho Municipal de Saúde); da Agenda 21 do Litoral Norte, entre outros. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)