A Operadora de Saúde da Santa Casa, chamada Litoral Saúde, está passando por um processo de normalização, depois de um período de crise que resultou em falta de atendimento em diversas áreas. A partir de agora, os associados poderão contar com médicos em todas as especialidades, laboratórios, raio-X, ambulatório e internações em enfermaria ou quarto particular. Além disso, os antigos clientes poderão voltar a pagar o plano sem necessidade de carência. O Litoral Saúde é uma operadora filantrópica, que reverte seus lucros para a Santa Casa.
De acordo com documentação gerada pelo antigo administrador da Santa Casa, Marcus Prata, o Plano Litoral Saúde dava um prejuízo de R$ 130 mil ao hospital. Após assumir a administração da Santa Casa, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde pediu uma auditoria ao Ministério da Saúde para saber a real situação em que o plano se encontrava e se havia possibilidade de mantê-lo funcionando. O secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, afirma que ficou provado que a manutenção do plano é vantajosa. “A auditoria mostrou que, ao contrário do que se pensava, além do Litoral Saúde ser um plano viável, ele é também uma parceria interessante tanto para o município quanto para os usuários”.
Ainda segundo o secretário, o Litoral Saúde representa uma maneira da população financiar a assistência hospitalar do município, uma vez que a Santa Casa, por sua formatação, deve ser mantida pela comunidade. Para os usuários, as vantagens consistem em maior agilidade no atendimento, local diferenciado e garantia de atendimento em todas as especialidades. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)