No último final de semana aconteceu em São Paulo o primeiro encontro de observadores de aves do Brasil, o “Avistar Brasil 2006”. Estiveram presentes neste evento pioneiro, representantes renomados da Ornitologia, da observação de aves, do receptivo turístico nacional e dos operadores nacionais e internacionais. Nessa ocasião, o tema “observação de Aves” foi tratado como uma verdadeira e importante ferramenta do turismo sustentável.
Ubatuba foi representada por Carlos Rizzo, um observador e estudioso das aves, funcionário da Prefeitura, que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está desenvolvendo importantes projetos no sentido de divulgar Ubatuba como um dos mais importantes pontos de observação de pássaros do mundo. Na ocasião, Rizzo manteve contatos importantes para a viabilização de um evento parecido com o Avistar no município, chamado “Ubatubabirds”, que está programado para o mês de outubro.
O avistamento da Calyptura cristata em Ubatuba foi assunto em diversas palestras, já que a ave está entre as 50 mais raras do mundo, e o consenso é que isto deverá atrair um grande número de observadores para a nossa cidade que estarão à procura do primeiro registro fotográfico.
O Avistar Brasil conseguiu reunir, também, uma expressiva mostra da avimagem nacional com os mais renomados fotógrafos brasileiros e, em homenagem aos 15 anos da morte do maior artista naturalista, o brilhante acervo de Helmut Sick. Segundo Rizzo, o “Ubatubabirds” deverá acontecer nos moldes de um festival. “Nós sabemos que, por enquanto, não temos estrutura para nos equiparar ao evento acontecido em São Paulo. Por outro lado, se o Avistar Brasil foi marcado pela excelência dos temas e capacidade dos palestrantes, o Ubatubabirds deverá marcar pela exuberância de avistamentos em nossas matas e pela qualidade do receptivo instalado em nossa cidade”.
Os festivais de observação de aves são eventos comuns na Europa e Estados Unidos e atraem um grande numero de observadores do mundo todo que aproveitam estas promoções para ampliarem os seus conhecimentos. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)