Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Dezembro
Indique esta notícia

5/8/2019 - Notícia geral
Setor de pesca em Ubatuba realiza testes inéditos de dispositivo utilizado no arrasto de camarão
Primeira embarcação levando pescadores e pesquisadores partiu na quinta-feira, 25


A secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba acompanhou a equipe de pesquisadores do projeto Rebyc, de redução do impacto ambiental na pesca de camarão, até sua partida no final da tarde de quinta-feira, 25, na embarcação Vraxo VI para realizar a primeira série de arrastos utilizando o TED – Dispositivo de Escape de Tartarugas. Os testes começariam na terça-feira, mas foi necessário aguardar uns dias em função da ressaca do mar.

“O TED é um mecanismo que tem como objetivo reduzir a captura de fauna acompanhante, isto é, tudo aquilo que vem acompanhando o camarão na pesca de arrasto, como tartarugas, peixes pequenos, crustáceos, entre outros”, explicou a bióloga Dérien Duarte, do CEPSUL - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul, integrante do projeto Rebyc.

O dispositivo é uma exigência do mercado norte-americano para compra de camarão de outros países e foi automaticamente incorporado na legislação brasileira da pesca a partir de 1994, sem que fosse realizado qualquer tipo de teste em nível nacional. Atualmente, a lei exige seu uso obrigatório em embarcações com mais de 11 metros de comprimento de todo país. Em caso de descumprimento, as embarcações estão sujeitas a responder por crimes ambientais, com pesadas multas e risco de apreensão de equipamentos.

Pioneirismo de Ubatuba

A execução de testes com o TED é resultado de uma demanda feita pelos pescadores em um encontro da Câmara Setorial do Pescado, realizado em 2016 aqui em Ubatuba. Os testes serão realizados em cinco localidades do Brasil: Vitória (ES), Pirambu (SE), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC) e Ubatuba (SP).

“Ubatuba é pioneira na realização dos testes seguindo metodologia e protocolo internacionais. Isso só foi possível graças ao envolvimento de todo o segmento pesqueiro, ou seja, pescadores, instituições governamentais, instituições acadêmicas e sociedade civil”, explica Bruno Giffoni, da Fundação Pró Tamar. Tanto Giffoni quanto Venâncio Guedes de Azevedo, do Instituto de Pesca, quanto o pescador Manoel Ribeiro e o redeiro Adilson Barbosa, de Ubatuba, participaram de várias etapas de preparação dos testes como uma oficina técnica realizada em abril, em Itajaí (Santa Catarina), e diversas reuniões na secretaria de Agricultura e Pesca de Ubatuba.

Na segunda e terça-feira, foi feita a montagem do TED, realizada em conjunto com redeiros e pescadores no galpão do pescador Jean Pierre Patural Jr., próximo ao Mercado Municipal de Peixes. Na quarta-feira, a equipe do projeto participou de reuniões na secretaria e no gabinete, com a participação do secretário de Agricultura e Pesca, Cláudio dos Santos (Cacá) e do prefeito de Ubatuba, Délcio José Sato (PSD).

“Sem o apoio de vocês, não conseguiríamos realizar a montagem do TED e esses testes resultam de um trabalho árduo que tem tudo para dar certo”, agradeceu Cacá.

Plano de Gestão da Pesca

Além de Derien Duarte, também o pesquisador Alberico Camello, do projeto Rebyc de Pernambuco, embarcou com a tripulação do Vraxo VI. No total, três embarcações de Ubatuba participarão da pesquisa – cada uma delas irá realizar 30 arrastos com o equipamento. Se as condições climáticas contribuírem, a expectativa é de que haja primeiros resultados em cerca de um mês.

Os aportes feitos pelos pescadores e os dados levantados tanto em Ubatuba quanto nas demais regiões do país vão orientar a construção do Plano de Gestão da Pesca do Camarão no Brasil e gerar recomendações para a adequação do marco legal da pesca podendo, inclusive, levar a exigências diferenciadas, segundo cada região do país.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU


Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil