Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Dezembro
Indique esta notícia

1/7/2019 - Notícia geral
Prefeitura de Ubatuba finaliza últimos detalhes para operação de draga na Maranduba
Previsão é que dragagem comece até o final do mês de julho

A secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba realizou nesta semana testes operacionais da draga instalada no rio Maranduba, região sul do município. Trata-se da última etapa antes do início de funcionamento efetivo do equipamento, destinado a reduzir o assoreamento do rio, que impede a navegação e aumenta a erosão das margens.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Penteado Adolpho, em dezembro de 2018, quando foi concluído o processo de licenciamento ambiental, a Prefeitura iniciou o trabalho de instalação da estrutura para o deslocamento da draga dentro do rio.

Também foram realizadas ações de recuperação ambiental como plantio em área afetada, infraestrutura da logística para a retirada da areia, treinamento/ capacitação dos operários e equipe – destacando, principalmente, medidas de emergência para minimizar o dano ambiental e a segurança do trabalho.

Agora estão sendo finalizados os detalhes como número de dias e horários em operação, responsáveis pela operação e custos de diesel para o funcionamento.

Histórico

O assoreamento da barra do rio Maranduba é um problema que aflige há muito tempo a comunidade de pescadores da região, que tem seu acesso ao mar impedido pelos bancos de areia quando a maré está baixa, o que reduz a possibilidade de obtenção de renda com a pesca ou com o turismo e mesmo a saída de embarcações para operações de resgate.

A draga foi entregue em novembro de 2016 à comunidade como parte do Programa de Ação Participativa para a Pesca (PAPP) da Petrobras e é uma compensação à instalação do Sistema de Produção e Escoamento de Gás Natural e Condensado do Campo de Mexilhão (PMXL-1).

Além da draga para a comunidade pesqueira da Maranduba, os projetos de compensação ambiental em Ubatuba incluíram a aquisição e reforma de imóvel para a Colônia de Pescadores Z-10, a construção de rancho de pesca no Saco da Ribeira e aquisição de veículo adaptado para transporte de pescado, a realização de cursos profissionalizantes de mecânica de motores de embarcações e consultoria e aquisição de equipamentos e materiais para criação de grupo produtivo em corte e costura na Vila de Picinguaba.

Sustentabilidade

Toda a areia retirada do rio será levada para uma área destinada especificamente para esse depósito. Trata-se de um recurso mineral de boa qualidade que pode ser utilizada para melhorias nos sistema viário e construções que beneficiem a população. Ao todo, estima-se que 23 mil metros cúbicos de areia devam ser retirados em um prazo de dois anos.

“A melhoria no escoamento das águas pluviais, com diminuição das inundações e enchentes, é outro impacto benéfico da dragagem do rio Maranduba”, finaliza Adolpho.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU


Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil