Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Dezembro
Indique esta notícia

13/6/2019 - Notícia geral
Ubatuba celebra os 150 anos de nascimento de Gastão Madeira, pioneiro da aviação
Evento sobre vida e obra do inventor ubatubense acontece no dia 17 de junho

A Prefeitura de Ubatuba realiza na segunda-feira, 17 de junho, uma cerimônia de comemoração dos 150 anos de nascimento de Gastão Galhardo Madeira (1869-2019), inventor ubatubense e pioneiro da aviação. O evento acontecerá às 19 horas, no Teatro Municipal de Ubatuba (praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro).

O destaque da programação é a palestra de Cesar Rodrigues, autor do livro Voando Além do Tempo – O pensar de Gastão Madeira, publicado pelo Instituto Salerno-Chieus. Realizado em parceria com a Comtur, a Fundart e o Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA), com a colaboração de Cristina Madeira, neta do inventor, a cerimônia inclui ainda exposição sobre os principais estudos e inventos de Gastão Madeira.

O autor Cesar Rodrigues é membro do NINJA, projeto de voluntários para a divulgação da cultura aeronáutica para crianças e jovens que, desde 2011, é sediado no Colégio Dominique, de Ubatuba, na sala "Gastão Madeira", com o apoio do Instituto Salerno-Chieus. Interessado pelos projetos de Madeira, em especial pela dirigibilidade dos balões, Rodrigues percebeu que pouco se sabia da sua história, até mesmo entre os ubatubenses. Veio daí a ideia de aprofundar as pesquisas e resgatar as contribuições de alguém que foi tão importante para a aviação e, ao mesmo tempo, tão esquecido. Desde o início do ano, o NINJA já vem realizando diversas atividades de comemoração do sesquicentenário de nascimento do inventor ubatubense.

Saiba mais

Gastão Galhardo Madeira nasceu em Ubatuba em 20 de junho de 1869. Desde a infância, ele observava os pássaros, buscando entender seu mecanismo de voo. Entre 1890 e 1917, desenvolveu estudos fundamentais para os primeiros anos da aviação, na transição entre o voo de balões movidos a gás – mais leves que o ar – para o voo de objetos mais pesados que o ar.

Viajou para a França em 1914 para construir protótipos de suas invenções mas, em função da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), retornou ao Brasil em 1917, onde seguiu carreira como procurador.

O nome de Gastão Madeira é um dos que figura na placa feita em ouro e brilhantes comemorativa do voo do hidroavião Jahú, ao lado de Alberto Santos-Dumont, Bartolomeu Gusmão e outros pioneiros da aviação. Em 1927, o Jahú foi o primeiro voo tripulado por brasileiros a realizar a travessia sem escalas do oceano Atlântico Sul.

Em 1937, no aniversário de 300 anos de Ubatuba, o inventor retornou pela primeira vez a sua cidade natal, onde foi homenageado com uma placa de bronze fixada na casa em que nascera na av. Iperoig, atual sede da Secretaria Municipal de Turismo. A placa hoje se encontra no Museu Histórico de Ubatuba “Washington de Oliveira”.

Em Ubatuba e São Paulo há ruas com seu nome e, desde 28 de outubro de 1966, o aeroporto de Ubatuba, hoje administrado pelo Consórcio Voa São Paulo, recebe o nome de Aeroporto Gastão Madeira.

Dentre as contribuições de Gastão para a aviação aérea atual, Rodrigues destaca a preocupação com a segurança operacional, manifestada na ideia do Aviplano - um aparelho que planaria vagarosamente até o chão, em caso de pane do motor - e os estabilizadores automáticos, que, de certa forma, são um embrião do que hoje é conhecido como piloto automático. "Comemorar os 150 anos do nascimento de Gastão Madeira é resgatar a memória de um talentoso e esquecido pensador do início da aeronavegação, com o desejo de que se assegure um registro histórico da aviação e que contribua para a formação de uma identidade cultural da cidade de Ubatuba, ao enfatizar personalidades locais, desconhecidas das atuais gerações", destaca o autor.

Literatura de referência

Sobre o Mar de Iperoig – A aviação em Ubatuba (2017), de Celso de Almeida Jr.; Celso Teixeira Leite e César Rodrigues. Instituto Salerno-Chieus.

Voando Além do Tempo – O pensar de Gastão Madeira (2019), de César Rodrigues. Instituto Salerno-Chieus.

“De Ubatuba para o mundo, Gastão Galhardo Madeira”, de Rodrigo Moura Visoni. In: Revista Aero-Magazine nº 291/2018

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU



Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil