Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba

Aqui Google
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Outubro
Novembro
Dezembro
Janeiro (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Janeiro
Indique esta notícia

17/8/2018 - Notícia geral
MPF e comunidade reúnem-se para discutir turismo na Ilha das Couves
Estudo sobre capacidade e possibilidades de gestão foram temas abordados no encontro

Moradores da comunidade tradicional da Picinguaba, munícipes e representantes de órgãso como Ministério Público Federal (MPF), Marinha do Brasil, Ibama, Instituto Florestal, APA Marinha do Litoral , Prefeitura de Ubatuba e Câmara Municipal marcaram presença no centro de visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar, na Praia da Fazenda na tarde da última terça-feira, 14, ocasião em que foi apresentada uma pesquisa sobre o estudo de capacidade de carga turística da Ilha das Couves e alternativas de gestão do local.

A Procuradora Federal, Walquiria Imamura Picoli, fez uma introdução sobre o assunto e lembrou que a Ilha é patrimônio da União e não está à venda. Comentou que ela tem sido invadida pelos turistas de maneira predatória, pois o destino oferece muitas opções para mergulho, trilhas e praia desta maneira, o perfil desse turista também foi avaliado no estudo. Foi criado um grupo de trabalho (GT), formado por técnicos dos órgãos públicos (biólogo, engenheiro ambiental, profissionais do turismo, oceanógrafo), que desenvolveu esse estudo considerando diversos aspectos para chegar a esse limite de uso – que vai permitir a reflexão de qual futuro todos querem para a Ilha?

A bióloga do MPF, Gabriela Roque, explicou que a atividade turística precisa ser bem planejada e que casos como este de degradação ambiental por superlotação não são exclusividade do local ou, até mesmo, do Brasil, mas também em regiões como a Ilha de Bali, por exemplo. Foi exibido um vídeo que explicou sobre a importância da preservação para a manutenção dos recursos a fim de que possa ser desfrutado sem esgotamento.

Histórico

Desde 2016, o MP vem recebendo denúncias e reclamações sobre situações de desordem, poluição, desmatamento e irregularidades ambientais na Ilha das Couves, que está inserida nos limites da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte.

Possíveis soluções

Dando sequência, os índices e os apontamentos do estudo foram apresentados, bem como três possíveis soluções para a gestão da Ilha das Couves.

A primeira proposta é a de gestão da Ilha por meio da comunidade, por meio de um termo de Uso Sustentável (TAUS), em que analisa a viabilidade do termo acompanhado de proteção do Meio Ambiente e equilíbrio ecológico.

De acordo com a procuradora, trata-se de uma oportunidade pioneira, que contará com o apoio de vários atores (órgãos públicos) para organizar a comunidade e cumprir os critérios das condicionantes a fim de conseguir o Taus.

O próximo passo é a realização de um encontro no qual a própria comunidade irá se posicionar e expor o que será decidido por eles para, então, dar continuidade às tratativas. A reunião acontecerá no dia 24 de agosto, às 14 horas, no mesmo local.

Pela Prefeitura de Ubatuba, estiveram presentes o secretário e secretário adjunto de Meio Ambiente, Wilber Cardozo e Moacir Carpinetti Jr, e o diretor de Turismo, Marcos Roberto dos Santos - que também integra o Grupo de Trabalho (GT) de técnicos que desenvolveu o estudo.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU


Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil