Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Abril
Maio
Junho
Julho (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Julho
Indique esta notícia

26/10/2007 - Notícia geral
Alunos de salas especiais aprendem tecelagem em Ubatuba

Aula para Deficiente Auditivo

A Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre a Fundart e as APMs (Associação de Pais e Mestres) de algumas escolas municipais, está oferecendo, há cerca de seis meses, as oficinas de tecelagem ministradas pela artesã Débora U. Barocas também às salas especiais. Desde então, as aulas têm desenvolvido a sensibilidade, a arte e a auto-estima dos alunos, em uma forma diferente de trabalho. “Temos obtido ótimos resultados, é visível a evolução dos alunos e o aumento do interesse nos trabalhos manuais”, conta Débora, que hoje monitora oficinas de tecelagem para deficientes auditivos, portadores de deficiências mentais (ambas na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves) e alunos de uma sala de Educação para Jovens e Adultos (EJA) – aceleração, na Escola Municipal Padre José de Anchieta. Em cada uma destas salas, há cerca de 15 alunos aprendendo a arte do tear.

Valorizando o ser humano

Além das oficinas em salas especiais, a tecelagem manual, uma das formas mais antigas de artesanato, tem sido ensinada pela monitora Débora Barocas, em parceria com a Fundart, na Casa da Cultura de Ubatuba (prédio do antigo Fórum Municipal) para salas abertas que atendem pessoas de diversos bairros, às segundas, quartas (das 14h às 18h) e sábados (das 15h às 19h).

Na Escola Municipal Silvino Teixeira Leite, a monitora, que possui mais de 20 anos de experiência em tecelagem, dá aulas para alunas de 3ª e 4ª séries e para uma sala aberta ao público (onde ainda há vagas). Na Emei Profa Bessie Ferreira Osório de Oliveira as aulas também são abertas ao público e acontecem às quintas-feiras, às 17h30. “Hoje as oficinas de tecelagem são um sucesso, sendo um dos cursos mais procurados da Fundart. Temos mais de 70 inscritos e para mim é um orgulho muito grande ver o interesse das pessoas em aprender esta arte milenar, que vem ajudando na recuperação da auto-estima, valorizando o ser humano, podendo ser considerada uma ótima terapia ocupacional. As salas especiais têm sido realmente especiais para mim, pois temos desenvolvido projetos maravilhosos, onde os alunos se integram socialmente e não apenas aprendem uma possível ocupação, como também nos ensinam muitas coisas”, conta a tecelã.

Mestre-artesã

A tecelã e monitora das oficinas de tecelagem, Débora U. Barocas, foi uma das diplomadas como mestre-artesã, a convite do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, em uma solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 25, no Tamoios Iate Clube. A ocasião marcou o início na Mostra “Despertar do Mestre Artesão”, composta por artesanatos folclóricos, entalhes de madeira, cestaria de taquara de lixa, cerâmica, papel machê e tear.

A tecelã, que participou do projeto “Despertar do Mestre-Artesão” em 2006, conta que ficou orgulhosa com a diplomação: “é ótimo ver o resultado de um trabalho que venho lutando há tanto tempo para dar certo. Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade e pelo reconhecimento”, acrescenta Débora.

Os interessados em participar das oficinas de tecelagem podem procurar por Débora no telefone 3833-6184 , a Fundart, no telefone 3833-7000 ou ainda as secretarias das escolas onde as aulas são ministradas. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Débora Barocas recebe diploma



Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil