Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba

Aqui Google
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Abril
Indique esta notícia

8/10/2007 - Notícia geral
Produtores rurais de Ubatuba recebem visita de pesquisadores de agricultura

Pesquisadores em campo

Um grupo de pesquisadores da área da agricultura da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) estiveram em Ubatuba, na última semana, a pedido da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa). O objetivo da visita foi diagnosticar as atividades agrícolas no município e propor soluções para os problemas enfrentados pelos produtores. Foram dois dias de vistorias, em que 20 produtores de norte ao sul foram visitados.

As vistorias foram feitas pelo doutor especialista em Agricultura Orgânica da Apta de Campinas, Wilson Tivelli, juntamente com o pesquisador Charleston Gonçalves, da APTA de Ubatuba e o indiano Pritom K. Borthakur, do College of Agriculture Assam/ Índia, em parceria com a equipe da Smapa, representada por Aparecido Cardoso e Jefferson Castilho.

A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que pesquisas científicas como esta são importantes para o desenvolvimento de políticas públicas. “Os diagnósticos obtidos pelos pesquisadores nos trazem informações que permitem nortear os nossos trabalhos.”

Para o prefeito Eduardo Cesar, “a vinda de pesquisadores de outros locais enriquece nossos conhecimentos e, neste caso, ajuda os produtores rurais, profissionais pelos quais temos trabalhado muito para dar toda a assistência necessária”.

 

Sugestões

Diversas foram as sugestões dadas pelos pesquisadores para otimizar a agricultura em Ubatuba. Entre elas, destaca-se a importância de incentivar uma campanha para análise do solo e utilização de calagem com calcário acima de 100 PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total).

Para a região norte, foi sugerido incentivar o cultivo de juçara, para a extração de palmito e polpa, além do cultivo de helicônias e de outras espécies de mandioca de mesa e para farinha. Para o sul, atentou-se para o cuidado com as áreas infestadas com tiririca. E para o centro, aconselhou-se a implantação de um sistema de compostagem para as hortas caseiras e periurbanas

Como resultado do diagnóstico e de acordo com a demanda gerada pela solicitação da Smapa de Ubatuba, para 2008, a APTA  implementará pesquisas na área de folhosas para o ano inteiro, além de uma série de testes para avaliação de espécies de mandioca, tanto de mesa como para farinha, para escolher qual delas se adapta melhor à região. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Pesquisadores em campo com agricultores



Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil