Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba

Aqui Google
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Abril
Indique esta notícia

4/10/2007 - Notícia geral
Oficinas do Projeto Despertar do Mestre-Artesão chegam ao fim

Artesanato/Foto: Carlos Herglotz

A segunda etapa do curso “Despertar do Mestre-Artesão”, realizado gratuitamente pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, foi encerrada nesta semana. Esta fase é pertinente à realização de oficinas de confecção de artesanatos, ministradas por mestres do município. A terceira etapa consiste em uma mostra, com o resultado das oficinas realizadas na fase anterior. A exposição, composta por artesanatos folclóricos, entalhes de madeira, cestaria de taquara de lixa, cerâmica, papel machê e tear, acontecerá de 25 a 28 de outubro, no Iate Clube.

Além das oficinas, o “Despertar do Mestre-Artesão” é composto por discussões e vivências, dependendo das necessidades diagnosticadas pelos participantes. O objetivo principal do projeto é salvar da extinção as técnicas e ofícios das comunidades tradicionais. O projeto também busca colocar em evidência os mestres artesãos que desenvolvem trabalhos de relevante valor patrimonial e cultural nas comunidades em que vivem.

 

O orgulho de ser caiçara

Sob a direção do artesão e pesquisador do artesanato brasileiro, Carlos Herglotz, o “Despertar do Mestre Artesão” envolve os mais diversos elementos culturais das comunidades tradicionais, desde a música, até a culinária, o folclore, as danças e as atividades econômicas. “Nossa intenção é mostrar aos artesãos a riqueza de sua cultura, elevando sua auto-estima. É preciso redescobrir o valor da cultura caiçara, para que este povo não sinta vergonha de suas raízes, não sinta vontade de sair de seu local de origem. A partir disso, conseguimos extrair o que há de melhor em sua essência e isso se refletirá positivamente em seus trabalhos”.

 

Valorizando a cultura

Neste ano, a ênfase das oficinas foi para artesanato ligado ao folclore, com a confecção de bonecos, figurinos e outros objetos utilizados em congadas, folias de reis e outras manifestações. Para tanto, o “mestre” Julinho Mendes ensinou os artesãos a utilizar materiais diversos, como: palha, folha de coqueiro, retalhos de pano e arame.

Além das oficinas práticas, também foi realizado um trabalho de valorização e reconhecimento, com artesãos da região norte do município, como Vila Picinguaba, Fazenda da Caixa, Ubatumirim, Promirim e divisa.

Para o prefeito Eduardo Cesar, projetos como esse desempenham um papel fundamental no propósito de manter vivas as tradições do município. "Com essas capacitações, além de ajudar a resgatar o orgulho de viver em Ubatuba, é possível proporcionar aos profissionais ferramentas importantes que poderão contribuir com o desenvolvimento e a melhoria de seus ofícios. Estamos trabalhando para que os produtos ubatubenses sejam cada vez mais reconhecidos e apreciados pelos nossos turistas, tornando-se marcas registradas de nossa cidade", afirma o prefeito.  (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Oficina despertar do mestre artesão/Foto: Carlos Herglotz



Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil