Mais de 400 ofertas em imóveis para locação e venda. As melhores imobiliárias em Ubatuba. Agenda anual de Ubatuba. Conheça Ubatuba em 70 Fotos. Empresas que fazem passeios turísticos. Escolha o melhor restaurante. Lista de hospedagens em Ubatuba. Página Principal
Ao Vivo (Canais de TV) 
Agenda de Eventos       
Bancos                       
Cachoeiras                  
Cinema                     
Condições das Praias    
Educação                      
Empresa de Passeios    
Fotos de Ubatuba        
Fotos Aéreas                
Fluidez Trânsito - SP     
Games - Jogos on line   
Guia Comercial             
Guia da Construção     
História de Ubatuba      
Hotéis/Pousadas/Chalés
Igrejas em Ubatuba      
Indique este Site         
Imobiliárias                
Imóveis                      
Mapa da Cidade           
Náutica                      
NET - Canal 18             
Notícias (Top20)           
Pontos Turísticos          
Praias                         
Restaurantes               
Rodízio Carros - SP      
Seguros                      
Serviços                      
Telefones Úteis            
Tempo em Ubatuba      
Trilhas pela Mata         
Videos de Ubatuba       
WallPapers                 
Web TV (Ao Vivo)         
Serviços
Anuncie seu comércio    
Busca CEP                    
Efetuar Login                
Fale Conosco               
Portifólio                     
VOIP Acesso                 
Comunidades
Siga-nos no FaceBook Siga-nos no Twitter Blog de Ubatuba
Mapa Interativo de Ubatuba
Tempo em Ubatuba



Notícia Arquivo
Julho
Agosto
Setembro
Outubro (20 Ultimas)
Últimas Notícias de Ubatuba - Outubro
Indique esta notícia

20/4/2007 - Meio Ambiente
Agricultores aprovam técnica de recuperação de solos ensinada pela Prefeitura

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) realizou, no último dia 19, um curso de recuperação de solos degradados pelo uso excessivo, voltado para agricultores do município. A capacitação apresentou aos produtores, técnicas japonesas chamadas Tsuti Koji e Bokashi, que enriquecem o solo de forma sustentável, por meio de microorganismos benéficos. O curso faz parte do Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura e contou com a presença de 25 produtores rurais ubatubenses e interessados.

O agricultor Washington Mourão, que participou do curso, afirma que achou as técnicas muito interessantes e já está começando a colocá-las em prática. "A técnica é bastante simples, dá para colocar em prática, inclusive em casa, em pequenos cultivos de hortas, plantas e jardins. Eu já tenho uma terra boa, mas estou preparando o Bokashi para aumentar a qualidade das plantas, dando a elas mais resistência e boa aparência, de forma orgânica. Esse é meu maior interesse."

Segundo o chefe de Fomento à Agricultura da Smapa, Jefferson Lemes, as técnicas japonesas ensinadas durante o curso representam uma alternativa mais barata, além de ser totalmente ecológica. "Neste curso, os produtores rurais aprendem que, assim como qualquer organismo vivo, a terra possui componentes químicos, físicos e biológicos. As técnicas japonesas têm a propriedade de equilibrar esses componentes, mantendo a saúde da terra e aumentando consideravelmente a produção."

 

Incentivo aos setores produtivos

O Programa de Manejo Sustentável da Pesca, Agricultura e Maricultura é uma proposta colocada em prática pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Smapa. Ela tem como objetivo fomentar os setores produtivos, dando a eles subsídios e respaldo técnico para otimizarem suas atividades, desde a produção até a comercialização.

Como exemplo disso, neste domingo, segunda e terça-feira, 22, 23 e 24, acontecerão dois cursos da Smapa em parceria com o Sebrae, no Sertão do Ubatumirim. Um deles trata da manipulação de alimentos e outro é sobre o aproveitamento total da mandioca, que ensinará, entre outras coisas, técnicas para extração de polvilho.

A secretária da Smapa, Valéria Gelli, explica que as capacitações oferecidas pela prefeitura são resultados de pedidos e demandas das próprias comunidades. "Toda comunidade organizada que quiser solicitar algum curso ou informação, seja na área da pesca, agricultura ou maricultura, pode entrar em contato conosco pelo telefone: 3833-3500." (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)



Indique esta notícia


Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil